top of page
  • Foto do escritorEndless Snoww

A casa ideal para sua coleção

Atualizado: 3 de jun. de 2023


Imagine que você se dedicou bastante e conquistou sua coleção favorita... Talvez surja a dúvida: "O que fazer agora? Como expor meus itens?"


Guardar sua coleção dentro do depot não tem graça! Não é mesmo? Deixaremos então 7 dicas para você encontrar a casa ideal para sua coleção!



Dica 1: Tamanho


É recomendável casas com 80 a 100 sqm+, pois é interessante reservar espaço para: circulação, itens colecionáveis e itens essenciais.

Abaixo temos uma estimativa do uso dos sqm’s:

  • Circulação: 5 a 15 sqm’s

  • Itens colecionáveis: 50 a 75 sqm’s

  • Itens essenciais: 08 a 10 sqm’s (dummy, reward, npc, máquina de imbuement, correio, camas e armário/baú).

> Exemplo: As casas de Rathleton são uma ótima opção para colecionadores que buscam casas espaçosas, com mais de 100 sqm, como é o caso da Wallside Lane 2.




Dica 2: Visibilidade dos sqm's


Observe que nem sempre uma casa com 100 sqm's terá todos os sqm’s visíveis. Em vários casos, mais da metade são ocultos.


Para um colecionador de itens de fansite por exemplo, a visibilidade é essencial, pois de acordo com a Cipsoft, “...gostaríamos de ver muitos itens de fansites no jogo, cumprindo seu propósito original de anunciar o fansite que eles representam” .


Para isso é necessário a maior quantidade de sqm’s visíveis para que todos possam conhecer e apreciar seus itens. Fique atento a casas subterrâneas ou com varandas cobertas, pois essas opções geralmente possuem poucos sqm’s visíveis.


> Exemplo 1: Casas em Liberty Bay e Svargrond que possuem varandas cobertas por toldos geralmente tem apenas metade dos sqm's visíveis. Os andares superiores possuem muitos sqm's ocultos.



> Exemplo 2: As casas de Yalahar possuem térreo amplo e varandas descobertas, o que favorece a visibilidade. Os andares superiores podem ser visualizados com facilidade. Um bom exemplo é a Radiant Plaza 4.



Dica 3: Localização


Para que haja visibilidade considerável dos itens é importante que a casa esteja dentro da cidade e em uma rota com um bom fluxo de jogadores.


Verifique se o local é perto do depot ou do barco, passagem de bosses ou rota para quests ou tasks.


> Exemplo: a "Harbour Place 3" trata-se de uma das casas preferidas por colecionadores, pois fica ao lado do barco e do depot de Thais.



Dica 4: Divisão dos ambientes


Existem casas com muitos andares e ambientes pequenos, e o oposto também. Para cada tipo de coleção é interessante escolher a casa mais adequada.


Para uma coleção de objetos penduráveis como: troféus, quadros, tapestries, lustres, prefira casas com paredes inteiras, poucas janelas e luminárias fixas.




Dica 5: Tipologia


É interessante verificar se a casa é independente, pois se for geminada ou vila, pode ocasionar confusão visual. Atualmente é possível um char ser dono de até 3 casas, então dependendo do tipo de coleção pense na possibilidade de comprar a casa ao lado.


> Exemplo: As casas "Central Circle 1 e 2" em Edron em Ântica pertencem ao mesmo colecionador.



Dica 6: Particularidades


Existem casas com ambientes diversificados como: jardim, varanda, cobertura, teto verde, praia particular... Utilize essas características exclusivas a favor de sua coleção: uma casa com um grande jardim favorece coleções que contém itens externos como: árvores, plantas, pets, objetos marinhos, etc.



Dica 7: Temática


A escolha correta do estilo da casa irá valorizar muito sua coleção. Existem arquiteturas inspiradas em barcos, castelos, com características rústicas de madeira ou osso, paredes de gelo e até as mais requintadas com detalhes em ouro e pisos de mármore.


> Exemplo: uma casa em Svargrond ajuda muito a compor o cenário para uma coleção de itens relacionados a gelo.




Que essas dicas te inspirem e que sua coleção seja exposta de uma forma especial, te proporcionando bons momentos no Tibia!

106 visualizações
bottom of page