top of page
logo 1.png
entrevistas_edited.png

Inspire-se com histórias e curiosidades

de colecionadores impressionantes!

flecha_edited.png
375483761_690069296479369_4294557833747903958_n.jpg
akashia.png

Edição: Endless Snow
Revisão: Sea Viking

Tradução:  Lord Macielzera

Cold Boo Tibia Collection

Art by: @mishaartwork

O brasileiro Cold Boo foi escolhido para inaugurar a sessão de entrevistas, pois trata-se de uma referência de colecionador de rares em mundo verde, com um excelente bom gosto na exibição dos mesmos.

 

Um detalhe interessante de sua personalidade é a extrema simpatia e a cordialidade em como se relaciona com a comunidade "in game" e também nas redes sociais.

Primeiramente, gostaríamos de saber com mais detalhes: Quem é Cold Boo e qual o significado do nickname?

Eu sou um cara normal, jogo Tibia a muito tempo, desde 2004.

No começo o char chamava “Franklim The Turtle”, que era uma referência ao desenho animado.

 

Eu tinha uma amiga canadense que chamava “Cahboo”, fomos amigos por muitos anos, então acabei mudando meu nick para “Frank Boo” ... e pra não perder a memória de um outro amigo que tinha o “Cold” no nome, ficou “Cold Boo” pra sempre.

"Meu nick foi com

base em amizade".

Cold Boo Tibia Collection

Imagem: @eucoldboo

Cold Boo Tibia Collection

Imagem: Arquivo Pessoal

Como conheceu o jogo?

Meu irmão mais velho me mostrou, ele jogava com os amigos da escola, era tempo da internet discada ainda... eu via meu irmão jogando, criei um boneco também. Tínhamos mais de um computador, começamos a jogar juntos, no final peguei mais gosto que meu irmão, ultrapassei ele e os amigos dele.

Naquele tempo você já tinha interesse em coleções?

Antigamente a gente não tinha muito objetivo, 

"era aquela época em que realmente você explorava o mapa do Tibia.  Saudades! Tudo era novidade, um mistério..."

Naquela época de internet discada, imagina conectar e interagir com outras pessoas do outro lado do mundo? Isso era incrível!

Se vê parando de jogar Tibia um dia? O que faria com o char e com os itens que conquistou até hoje?

Não consigo. Já parei várias vezes, mas sempre acabo voltando.  É um hobby, um passatempo. As vezes a gente quer focar em algum projeto da vida real, precisa “dar um tempo”, mas quando relaxa, acaba voltando.

 

Querendo ou não isso aqui em alguns momentos acaba sendo uma “fuga”, “uma válvula de escape” do stress, então a gente sempre acaba voltando. Eu acho que pra todo mundo, o jogo, o mmorpg  acaba sendo uma certa fuga, podem existir muitos níveis para isso, um que não seja saudável e um que seja aceitável, né?

"O que a pessoa busca no jogo desse estilo?

Reconhecimento".

Seja da forma que for, seja fazendo achievement, decorando casa, pegando level para ser reconhecido, pra ficar forte, pra ter poder, então querendo ou não a pessoa busca reconhecimento.

Cold Boo Tibia Collection

Qual o objetivo principal no Tíbia hoje?

Achievement. Estou trabalhando nas 500 hunting task de nível hard. Esse é meu foco no jogo hoje. Eu tenho uns amigos que a gente faz praticamente tudo juntos. 

 

As vezes fazer sozinho você até consegue fazer mais rápido, é mais fácil, 

"só que... quem tem amigos

vai mais longe".

Imagem: @eucoldboo

É aquele negócio de realmente não cansar, de ter um motivo de continuar ali, de não ser tão maçante, né?

Agora que temos um pouquinho de conhecimento sobre o colecionador, vamos aprofundar nas coleções e conquistas até hoje!

 

 O que gosta de colecionar?

Eu gosto de colecionar itens que sejam únicos, que sejam realmente especiais, não exatamente únicos, mas que tenham poucos, sabe? Eu os classifico em: “raros ordinários” e “extremamente  raros”.  Por exemplo, o “Amazon Set” é extremamente raro. Então é um tipo de item que é meu foco. O “Bronze Necklace” também, tenho conhecimento de dois em mundo verde.

Cold Boo Tibia Collection

Imagem: Arquivo Pessoal

Cold Boo Tibia Collection
Amazon Helmet tibia
Amazon Armor tibia
Amazon Shield tibia
Bronze Necklace tibia

Você tem o "Set Amazon" atualmente?

Eu tinha até então, você acompanhou recentemente quando começou a dar uma onda de bugs? (aquele bug do bazar, do site, da guild). Está muito baixa a comercialização do mercado de rares, sabe?

 

Eu percebo que desde que lançou a forja o pessoal está deixando de investir em rares, o preço dos itens está caindo porque não está tendo muita procura. Comecei a ficar meio assustado nesse momento. Estava desvalorizando, o coin caiu muito o preço, porque a forja está funcionando. O pessoal não estava comprando e vendendo rares, eu fiquei com muito item acumulado, porque não estava mais girando a engrenagem...

Naquele momento de vários bugs eu olhei minha coleção e falei “tem muito dinheiro aqui”, “preciso me desfazer um pouco disso”.  Acabei selecionando alguns itens principais e passei pra frente. Eu fiquei com poucas coisas. Eu prefiro me prevenir, mas tem gente que não vai ligar pra isso. Como eu jogo em mundo verde e eu tinha itens que são muito caros aqui, então tive a oportunidade de vender e preferi vender.

Tem algum item que você compraria de volta?

O “amazon shield” e o “o bronze necklace”.

Cold Boo Tibia Collection

Imagem: @eucoldboo

Como começou sua coleção? Você se inspirou em algo ou alguém?

Como eu jogo de muito antigamente a organização das houses era simplesmente fazer aquela pilha lá de coconut, blood herb e “tacar” o item em cima, na lateral da house inteira. Eu vinha fazendo isso desde então, mas aí com o tempo você vai querendo mudar, fazer um negócio diferente... vai acompanhando o que vai acontecendo e aí eu sempre fui gostando de deixar organizado.

"Eu sou muito organizado na vida real, acho que isso também me dá o gosto de ficar arrumando ali e aí foi surgindo a vontade de colecionar..."

Você é do tipo acumulador de depot (eu sou), guarda tudo o que encontra, ou costuma sempre vender e manter o que é útil?

Não sou nada acumulador, achei que não está sendo útil já dispenso. A minha house mesmo, tinha um momento que tinha muitos rares mesmo, aí falei “eu não aguento isso aqui, vou vender tudo e ficar só com os especiais”.

Quais items não desfaz de jeito nenhum?

A “yellow rose”, em amarelo é muito comum, mas em verde por enquanto é bem exclusivo. Os itens de fansite sou muito apaixonado, mas sei que não devo me apegar a eles, “draptor doll” eu gosto muito, “magic hat”...  se não fosse a cip ter falado que vai pôr os itens de torneio na store eu não abriria mão de jeito nenhum.

Cold Boo Tibia Collection
Yellow Rose tibia
Magic Hat tibia
Draptor Doll tibia
Cold Boo Tibia Collection

Acha que para um colecionador, o jogo está melhor para isso na versão atual, ou nas versões mais antigas, era melhor pois tinha mais prestigio?

Como prestigio entra aquela questão que eu mencionei sobre “buscar reconhecimento”, nos dias de hoje as pessoas que colecionam buscam reconhecimento e conseguem mais prestigio porque tem mais visibilidade, rede social, twitch, elas são mais vistas, certo?

A questão de ter raros, acho que antigamente tinha mais tesão de ter o item, era mais difícil, hoje parece que é muito fácil. Não sei se por ser a muitos anos atras, todos nós éramos mais novos e não era tão acessível, hoje tá todo mundo adulto, mudou, tem grana, antigamente você olhava de longe isso aí...

Imagem: @eucoldboo

Tem algo em mente que gostaria de começar a colecionar agora, valioso ou não?

Não sou apegado em juntar coisas, só colecionaria itens que acho mais especiais mesmo. Se fosse pra ter uma coleção de algo gostaria de ter uma coleção de todos itens de fansite. 

"Espero que os itens de Fansite fiquem mais acessíveis realmente".

Quer saber como Cold Boo foi o primeiro a obter o “Vortex Tamer”

em um mundo verde?

"Ultra raro, caro e cobiçado... Exatamente o que torna extremamente difícil conseguir um desses..."

Cold Boo Tibia Collection
Menacing_Egg.gif
Cold Boo Tibia Collection

Imagem: @eucoldboo

flecha_edited.png

Confira a parte 2!

bottom of page